Paralização

Servidores da Justiça Estadual protestam contra desvalorização da categoria

"

Parte dos servidores públicos da Justiça Estadual parou as atividades por uma hora e fez um protesto em frente ao Fórum de Santa Maria, das 13h às 14h desta terça-feira.

A manifestação foi motivada pelo auxílio-moradia de R$ 4,3 mil concedido aos juízes e à possibilidade dos magistrados ganharem também um auxílio-alimentação, que pode chegar a R$ 1 mil. É que, no entendimento dos servidores, como os recursos da Justiça Estadual são limitados, haverá menos dinheiro sobrando para serem concedidos reajustes salariais ao funcionalismo do Judiciário, que reclama de uma defasagem salarial de 50%.

O protesto foi convocado pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado (Sindjus-RS), que orientou a paralisação nas comarcas de todas as cidades gaúchas. O sindicato considerou como "lamentáveis" os acontecimentos recentes, como a concessão do auxílio-moradia. A entidade alega que a categoria não é valorizada e cita problemas, como mais de 2 mil cargos vagos no Judiciário, o que provocaria doenças pelo "volume sobre-humano de trabalho".

O sindicato reclama ainda da falta de reajuste do auxílio-alimentação e de remuneração de plantões, além do caso dos oficiais de justiça, que precisam usar os próprios veículos para cumprir as diligências sem receber nada por isso.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A escolha dos deputados leva em conta o cálculo do quociente eleitoral

Próximo

Eleitores têm de ficar atentos a regras para celulares e tablets durante votação

Política